Turbine o treino com Suplemento Alimentar

Quem frequenta academia sabe, o assunto que sempre rola entre um exercício e outro é: Suplemento Alimentar. Quem já consome comenta os resultados obtidos, e quem ainda não utiliza, certamente está ali antenadíssimo em todas as dicas, na expectativa de descobrir qual das opções é a ideal para o seu objetivo.

iStock_000084730459_Large

Indicado para quem pratica atividade física regularmente, o suplemento tem o objetivo de completar a dieta diária do esportista e auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais. Nas lojas especializadas, as opções e os benefícios oferecidos são tão diversos que não há nada melhor que buscar a opinião de um nutricionista para indicar qual deles tem mais a ver com o seu estilo de vida e irá favorecer sua performance. Em alguns casos a falta do complemento pode ocasionar ao atleta a queda de rendimento, cansaço excessivo, deficiência de nutrientes, entre outros problemas.

iStock_000076902413_

Para quem se interessou pelo assunto, vale saber que existem diferentes tipos de suplementos:

  • Suplemento hidroeletrolítico: produto destinado a auxiliar a hidratação;
  • Suplemento energético: produto destinado a complementar as necessidades energéticas;
  • Suplemento protéico: produto destinado a complementar as necessidades protéicas;
  • Suplemento para substituição parcial de refeições: produto destinado a complementar as refeições de atletas em situações nas quais o acesso a alimentos que compõem a alimentação habitual seja restrito;
  • Suplemento de creatina: produto destinado a complementar os estoques endógenos de creatina;
  • Suplemento de cafeína: produto destinado a aumentar a resistência aeróbia em exercícios físicos de longa duração;
  • Aminoácidos de cadeia ramificada produtos com concentrações variadas de valina, leucina e isoleucina, como fornecedores de energia. Estes aminoácidos são relacionados aos processos anabólicos do metabolismo e à redução de fadiga central em exercícios de longa duração;
  • Suplemente do micronutrientes: produto destinado a repor os micronutrientes envolvidos nas vias energéticas durante o exercício, perda de micronutrientes pelo suor, urina ou fezes e reparo dos tecidos e manutenção da massa magra.

O complemento alimentar é contraindicado para os indivíduos hipertensos, com problemas renais ou hepáticos, crianças, adolescentes, idosos e gestantes. O ideal é consultar um médico e/ou nutricionista antes de utilizar suplementos, para que ele faça os cálculos e análises individuais de cada atleta, visando assim otimizar resultados e promover saúde evitando doenças.

Deixe um comentário