Os benefícios do pilates

A malhação convencional anda cansando sua beleza? Não aguenta mais os exercícios nos aparelhos de musculação? Para você que se sente assim, fica a dica: o pilates tem conquistado muitos adeptos, ultimamente. O método que trabalha simultaneamente corpo e mente, exige do praticante dois fatores importantes: a concentração e o controle da respiração.

O pilates é um exercício completo e traz benefícios como o alívio do estresse, a melhora de dores crônicas, a melhora a coordenação motora, o aumento da consciência corporal e, ao mesmo tempo, desenvolve a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a respiração.

Aerobics. Sportswoman in Sport Club with Fitness Ball

A prática do pilates é indicada para homens e mulheres de todas as faixas etárias e de diferentes níveis de aptidão física (sedentários ou praticantes de atividade física). Não existe contraindicação desde que o praticante esteja liberado pelo seu médico. No entanto, faz-se necessário o acompanhamento com um profissional capacitado, pois assim como acontece com qualquer atividade física, o pilates mal executado pode agravar as lesões ou até mesmo causar novas lesões.

 O que poucas pessoas sabem é que além de elevar a autoestima e a consciência corporal, o pilates também fortalece a região pélvica e melhora a circulação sanguínea, o que resulta na liberação de hormônios como a endorfina favorecendo a disposição sexual.

O pilates, assim como toda atividade física bem orientada, pode ajudar na prevenção das doenças modernas, tais como: má postura, tendinite, encurtamento da musculatura, dor de cabeça, falta de disposição, estresse e ansiedade.

Deixe um comentário